Maria Abelha

Arte-Educadora para o desenvolvimento
da Inteligência Emocional

Sou apaixonada pela vida, pela natureza,
as pessoas e as artes

Amo a literatura infantil e leitura em voz alta, o teatro e a mistura das cores. Há 20 anos a crescer como mediadora de leitura.

Ajudo as pessoas a lidarem com as suas emoções e melhorarem os seus relacionamentos consigo e com os outros a partir de diversas terapias e práticas de bem-estar e artísticas.

Mestrado em Arte e Educação, na universidade aberta (2011-2013).

Trabalho desenvolvido em Biblioteca Municipal (2001-2018) no Serviço de Promoção e Animação da Leitura da Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira (atual Fábrica das Palavras), a conceber e realizar sessões para diversos públicos e em vários contextos.

Voluntariado em leitura (2004-2013) para crianças dos 3 aos 12 anos, numa Instituição de acolhimento de crianças em risco que pode ser visto na tese de mestrado “Animação e Promoção da Leitura: em busca de formas de cont´arte", na Universidade aberta.

Participação em diversos projetos como o Coro de Leitura (CLEVA) com a Associação Andante e no Teatro Comunitário no Museu Mário Dionísio em Lisboa, entre outros encontros de Contadores de Histórias e Literatura, como as Palavras Andarilhas, em Beja.

Formação em Rebirthing, Constelações Familiares e Inteligência Emocional, entre outras.

Acredito que o gosto pela leitura é o maior tesouro que se pode oferecer às crianças, desde os seus primeiros tempos de vida ainda na barriga da mãe e de forma constante.