Maria Ferreira, criadora da Maria Mi Mandalas explica a sua importância
São uma ferramenta poderosa para ajudar a trazer equilíbrio emocional
Nos últimos anos as mandalas estão por todo o lado. De decoração a objeto de terapia, descubra o porquê de carregarem em si tanta magia.
My Zen Life - O que é uma mandala e qual a sua origem?
Maria Mi - A palavra “Mandala” vem do sânscrito e significa, literalmente, círculo.
Podemos dividir a palavra em duas partes: “manda”, que significa essência e “la”, que significa conteúdo. Assim, uma mandala não é um simples círculo, mas um círculo que contém essência, ou seja, um círculo “mágico”, um círculo pleno de essência.
Para mim, mandalas são pequenos traços no papel e grandes traços para o autoconhecimento. São uma forma de meditação ativa, de evolução pessoal e espiritual, quer seja em forma de desenho, quer em forma de objeto de arte ou de natureza pura.
No fundo, uma mandala é a consciência da energia circular e estamos permanentemente rodeados de mandalas por toda a parte, ainda que nem sempre nos apercebamos. Mas esta perceção costuma passar a ser constante, a partir do momento em que tomamos contacto com estes desenhos sagrados.
MZL - Que tipos de mandalas existem?
MM - Esta é, na verdade, uma questão muito ampla. Podemos dizer que existem mandalas orientais e mandalas ocidentais. Existem mandalas naturais e artificiais. Existe depois toda uma variedade de mandalas: podemos criar mandalas pessoais, mandalas da natureza, mandalas humanas, mandalas em fio, que são os caça sonhos e as mandalas olho de Deus... ou seja, tudo isso pode ser chamado de mandalas.
MZL - Como é que as mandalas podem ser usadas na terapia?
MM - As mandalas são, por si só, uma terapia. Carl Jung, psiquiatra suíço que trouxe as mandalas para o ocidente, usou-as em gabinete com ele mesmo e com os seus doentes. Muitos psicólogos e outros terapeutas usam-nas nas suas sessões com pacientes ou recomendam que o façam em casa, como forma de relaxamento e de libertação de níveis de stress. O universo mandálico é imenso e a (auto)terapia com mandalas, que podemos chamar de mandalaterapia, pode acontecer de variadas formas: através do desenho e da pintura, da simples contemplação, da criação de mandalas na natureza…