Somos muito mais do que um corpo feminino
A Organização Mundial de Saúde diz que até 2030, 1 mil milhões de mulheres vão passar pela menopausa. Sem pânico, há que aceitar, é importante mudar de atitude, comportamento, pois esta é apenas mais uma fase da vida… e pode ser bonita. Olhe para dentro de si e aproveite!
Com o intuito de chamar a atenção das mulheres e da sociedade em geral sobre o impacto da menopausa na saúde física e mental, a Organização Mundial da Saúde (OMS), assinala o dia 18 de outubro como o Dia Mundial da Menopausa. Esta é a razão pela qual resolvi abordar este tema sob uma perspetiva holística e começo reiterando a pergunta do início deste artigo: É possível haver uma menopausa sem crise? A resposta é sim, é possível! Mas seguramente que se trata de uma questão de escolha pessoal.
Se procurarmos informações sobre este tema, encontraremos muitos resultados publicados na Internet. Vários deles, certamente apresentam conteúdos confiáveis e importantes para esclarecimentos mais gerais. Todavia, grande parte destas publicações, geralmente estão focadas nas consequências fisiológicas da menopausa, especialmente a partir das alterações hormonais ou nos seus impactos psicoemocionais, com tendências nem sempre positivas.
Com certeza muitas alterações são provocadas pela menopausa e delas podem ocorrer mudanças bastante significativas, tais como, a finalização do ciclo reprodutivo. Entretanto, é possível pensarmos que a finalização dessa fase, pode ser o início de um novo período voltado para a reprodução e criação de projetos que tenham ficado para trás, pelos mais diversos motivos, como por exemplo, cuidar dos filhos, exercer a profissão, entre muitos outros.
É evidente que vivemos numa sociedade consumista, o que lamentavelmente supervaloriza a juventude e a beleza e que tende a desqualificar e a descartar tudo o que foge desses padrões. Com relação a esses valores impostos pela sociedade de consumo, pode-se dizer que a mulher não tem muitas escolhas a fazer. Porém, ela pode escolher, olhar crítica e conscientemente para o contexto vigente, avaliar os seus conceitos, as suas atitudes e os seus valores, e dar-lhes um novo significado. Estas decisões são, sem dúvida, um grande desafio. Mas isso tudo é possível!
É preciso que tenhamos a consciência de que somos muito mais do que apenas um corpo feminino. Somos seres multidimensionais! Somos energia! Somos aquilo que vibramos!
Assim como acontece no início do período menstrual que marca uma nova fase na vida da mulher, a entrada no climatério (transição entre a fase reprodutiva e o seu termo absoluto) que culmina com a menopausa, também marca uma nova etapa na sua vida. Enquanto se pode considerar o início da fase reprodutiva como um tempo de amadurecimento biológico, a menopausa pode ser considerada como um período de amadurecimento emocional. São duas fases belas e importantes, cada uma delas revelando mudanças e novas experiências em relação à aprendizagem e estabilidade emocional das mulheres. E se a menopausa for entendida sob esta ótica, e que é uma questão de escolha pessoal, essa compreensão deve trazer o equilíbrio e fazer toda a diferença para uma vida saudável física e emocionalmente.
É possível serem observados os tão conhecidos “sintomas da menopausa”, sejam eles físicos ou emocionais, mas é importante ressalvar que não acontecem da mesma forma para todas as mulheres. Porque será que algumas passam por esta fase com relativa tranquilidade, e outras sofrem todo tipo de adversidade?
(…)