O ambiente agradece...e a carteira também

A sustentabilidade também envolve a cozinha. Adote práticas que auxiliam o meio ambiente e que promovem uma alimentação saudável e económica.

Uma das maiores problemáticas do planeta é o desperdício alimentar. É assustador o que deitamos fora e que poderíamos consumir. Acredito que na maioria das vezes é por desconhecimento, ou seja, você não sabe como fazer tal reaproveitamento.

Como reduzir o desperdício alimentar

Planear as refeições semanais promove um menor desperdício. Sente-se uma vez por semana e programe a sua alimentação.

Há empresas que por um valor simbólico entregam em sua casa um cabaz de alimentos, os tais que já não têm um aspeto tão apelativo.

Quando pensamos em reaproveitamento de alimentos, pense: Aproveita os talos dos brócolos?

Consuma produtos endógenos e sazonais, o seu corpo agradece:

Outro comportamento que cada menos frequente, é comprarmos alimentos locais e sazonais. Se por um lado, a globalização trouxe até ao nosso prato alimentos que não conhecíamos, por outro, estamos muitas vezes a consumir alimentos que são colhidos verdes para chegar ao nosso prato. Causa impacto ambiental, pense na poluição que provoca, a quantidade de pessoas e empresas envolvidas e como nos chegam às prateleiras ainda verdes. Opte pelo nacional: Maior controlo e segurança alimentar. Alimentos colhidos em fases mais avançadas e apropriadas para a nossa saúde. Frescura e sabor dos alimentos. Promove e impulsiona a economia nacional e reduz a pegada de carbono.

Consuma menos carne

A 1 de outubro celebra-se o Dia Mundial do Vegetarianismo, é importante reforçar que além de o consumo da carne estar associado a alguns tipos de cancro, a sua produção tem o maior impacto ambiental de todos. Pensamos na poluição ambiental provocada pelos meios de transporte, e esquecemos outras. A produção de carne não só envolve sofrimento animal, como a nível de impacto ambiental causa danos irreversíveis. O desaparecimento de áreas florestais, com a plantação de alimentos exclusivos para a alimentação dos animais. A elevada utilização de água para os mesmos se desenvolverem, associados às emissões de gases de efeito estufa provocados pelos dejetos dos animais são a maior problemática da sustentabilidade.

"Aproveita os talos dos brócolos? Sabia que eles têm componentes nutricionais interessantes e que podem ser incluídos numa sopa, sendo que até vai aumentar a espessura da mesma?”

(…)

Anterior
Anterior

Somos muito mais do que um corpo feminino

Próximo
Próximo

A alimentação e o cancro