Ser vegano, uma opção saudável

Optando por ingerir alimentos de origem não animal está a contribuir para uma maior sustentabilidade. O Planeta agradece e o seu organismo também!

O veganismo pode ser um regime alimentar saudável e benéfico para a saúde do ser humano quando é planeado de forma adequada, o que significa incluir uma grande variedade de alimentos para garantir a ingestão de todos os nutrientes essenciais. Quando a dieta vegana é bem programa os benefícios são vários.

Existe um menor risco de doenças crónicas, tais como doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo 2, cancro e obesidade, devido ao baixo teor de gordura saturada, colesterol e um aumento significativo de fitoquímicos, fibra, vitaminas e minerais.

Para quem se preocupa com a gestão de peso, a dieta vegana, quando baseada em alimentos integrais e minimamente processados, pode ajudar no controlo de peso devido à sua natureza rica em fibras, baixa densidade calórica e menor teor de gorduras saturadas.

O coração agradece, uma vez que potencia uma melhor saúde cardiovascular, na medida em que a exclusão de produtos de origem animal pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol, pressão arterial, inflamação arterial e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Pode ajudar a prevenir o cancro. Nos dias de hoje sabemos que os produtos cárneos são considerados cancerígenos grau 2 (provavelmente cancerígeno), e a forma como os cozinhamos, e aqui inclui-se o peixe também, pode adquirir compostos que são cancerígenos grau 1 (cancerígenos), tal como as carnes processadas que são muito comuns na alimentação, como por exemplo o fiambre, salsichas, presuntos, chouriços, paio ou chouriços.

Ao reduzir o consumo de produtos de origem animal, pode desacelerar a perda de habitats e ajudar a proteger a biodiversidade

(…)

Anterior
Anterior

STRESS, o grande inimigo da mulher

Próximo
Próximo

É importante definir metas