Concentração e consciência é o caminho
Num mundo que nunca dorme, repleto de notificações incessantes e uma avalanche de informação, a calma tornou-se um recurso escasso e precioso. Já se perguntou como seria reivindicar um momento de paz no meio do caos? É exatamente isso que o mindfulness nos oferece: um porto seguro de tranquilidade na tempestade do dia a dia.
Saiba como o mindfulness pode melhorar as nossas vidas
Mindfulness, ou atenção plena, é uma prática de concentração e consciência que se caracteriza por observar, sem julgamento, o momento presente. Esta prática envolve estar plenamente atenta à respiração, aos pensamentos e sentimentos que surgem, observando-os sem se identificar com eles, e também estar ciente das diversas sensações que percorrem o corpo.
Ao contrário de outras formas de meditação que podem concentrar-se em mantras, visualizações ou até na procura de um estado de consciência transcendente, a meditação mindfulness tem como foco o cultivo de uma presença aberta e plena, recetiva à experiência do aqui e agora.
É sobre aprender a acolher o presente. É uma prática de aceitação que nos ensina a observar as nossas experiências internas sem julgamento e com compaixão. A força transformadora do mindfulness revela-se especialmente no contexto da psicoterapia, onde tenho observado como a autocompaixão desbloqueia desafios emocionais, tornando-os menos ameaçadores e mais passíveis de serem geridos.
O mindfulness não procura o relaxamento profundo ou a expansão da consciência como finalidade, mas sim, promove a capacidade de a pessoa permanecer centrada e tranquila diante da constante mudança da experiência humana.
A flexibilidade da meditação é tal que ela pode ser incorporada em qualquer contexto, seja no silêncio de um quarto ou na agitação de um intervalo no trabalho.
Ao adotar a meditação, fomentamos uma consciência ampliada e compassiva, uma lente através da qual podemos examinar e alinhar as nossas ações aos nossos valores. É um convite para viver de forma mais plena, onde cada passo é guiado por uma compreensão mais profunda de quem somos e do que realmente valorizamos.
Porque não experimentar e dar o primeiro passo para uma vida mais consciente, integrando o mindfulness nas suas atividades diárias? Comece pequeno, mas comece agora. Esta viagem começa com uma única respiração… consciente.
(…)