Alongamentos eficazes para reduzir a tensão muscular
O corpo é feito para estar em movimento.
O corpo é feito para estar em movimento. Desde que nascemos que inaptamente nos mexemos, nos tentamos pôr em pé, aprendemos novos movimentos, e adaptamo-nos ao ambiente que nos rodeia.
Com a evolução tecnológica, e com o tipo de sociedade em que estamos envolvidos o ser humano tem tido a necessidade de cada vez se mexer menos. Embora os alertas e a sensibilidade a termos uma vida mais ativa, a evidência está em que temos ido num sentido oposto ao desejado.
Com os facilitismos de hoje usamos menos o nosso corpo, parece que tudo está à distância de um click, e o que é ótimo em diversos aspetos, no entanto, não nos esqueçamos que se temos um corpo e funcional, vamos utilizá-lo.
Uma das maiores problemáticas associada a esta inação é a diminuição da massa muscular, que tem diversas consequências, sendo uma delas a má postura. Acresce a tudo isto um clima de stress, competitividade e ansiedade que nos prejudica imensamente e que se traduz num aumento de tensão muscular.
Então, envolvidos nesta atmosfera, vamos tentar relembrar de como se respira, a abrandar e a conectar-se consigo próprio. Os alongamentos são técnicas utilizadas de forma muitas vezes informal e inconsciente, e noutras em aulas estruturadas, de Yoga, Pilates. Em termos musculares ajudam não só na diminuição de tensão muscular, como previnem contraturas, diminuem dores musculares após exercício físico de intensidade moderada, e melhoram significativamente a postura.
Os músculos em que mais incide esta tensão muscular são os dos ombros, pescoço e zona lombar.
Por isso, o que sugiro são movimentos em todas essas áreas. O simples espreguiçar é um movimento que o nosso corpo pede tantas e tantas vezes e que nós insistimos em ignorar e privar de o fazer, pois ditam as regras de que é ´feio`. Eu sugiro que o façam, seja ao início do dia, ainda deitados, como a meio do vosso dia de trabalho, seja frente ao computador, ou parados num sinal de trânsito dentro do vosso carro. O corpo pede movimento, façam-no, acreditem que os resultados serão imediatos e de grande alívio. É nos pequenos gestos que fazemos as maiores diferenças.
Menos tensão e mais Movimento!
Assim, a tecnologia, as facilidades no quotidiano comparado com os tempos antigos são incríveis, desde que não nos tornemos escravos de algo que vem para nos ajudar a melhorar a qualidade de vida, e não para nos inadaptar. Menos tensão e mais Movimento!
Isabel Carepa
Academy Trainer Holmes Place