Começar a correr com mais idade: Corrida e velhice combinam?

Desde cedo que começamos a ouvir expressões como “isto não é para a tua idade”, “já estás muito velho/a”, então no que diz respeito a iniciar novas atividades a incredibilidade parece ainda maior, sendo o impossível a palavra número um a dizer.

É certo que o nosso corpo tem um período de crescimento e maturação, e desde cedo que se inicia o período do seu declínio, mas não confundamos fim de crescimento com velhice e incapacidade de executar o que quer que seja de tarefas e atividades, sejam elas as do dia a dia, a novos desafios e aventuras.

Quem leva uma vida mais ativa e plena de experiências motoras terá sempre uma melhor aptidão e condição física, e associada a ela uma qualidade de vida e bem-estar aumentadas, e com isso uma maior capacidade de iniciar o que quer que seja de atividade com mais facilidade. Digamos que um corpo mais estimulado e ativo estará sempre mais predisposto a novas rotinas.

O que é mais relevante é mantermos uma vida ativa, e assegurarmos que temos uma boa condição física de base. O que quer isto dizer? As nossas capacidades físicas devem ser todas desenvolvidas, desde uma componente cardiorrespiratória, à nossa força, à nossa flexibilidade, e assim nos mantermos mais predispostos para qualquer actividade. As nossas articulações e músculos encontram-se trabalhados e com isso preparados para novos desafios. É importante realçar que quanto mais específico for o estímulo a que o nosso corpo está adaptado, os melhores resultados serão os desse contexto. Assim, se queremos iniciar algo como a corrida, é importante treinar especificamente para o mesmo. Seja em que idade for, em que situação for especificidade de treino será o mais importante, para preparar e proteger-nos ao iniciar e manter uma determinada actividade.

Assim, respondendo à vossa questão:

“Corrida e velhice combinam?”, a minha resposta é SIM.

Isabel Carepa
Academy Trainer

Anterior
Anterior

PILAT3S é um novo conceito que visa aliar o que de melhor tem o Pilates tradicional a movimentos dinâmicos e tecnologia de ponta.

Próximo
Próximo

Testemunho de Joana Borges