É endomorfo, mesomorfo ou ectomorfo?
Quem nunca ouviu comentários como ´´aquele é gordinho, tem assim um aspeto fofinho``, ou ´´magro que dói``, ou ´´musculado tipo Hércules``?
Na maioria das vezes existe uma correlação, mesmo que indiretamente a um dos três tipos de classificação morfológica dos indivíduos (somatótipo – conceito criado por Sheldon em 1940) – Endomorfo, Mesomorfo e Ectomorfo. Mas o que são?
Na realidade todos nós temos características dos três componentes, em mais ou menos quantidade, no entanto a que é predominante define qual o tipo morfológico de cada um de nós. Então, sabendo que é raro encontrarem-se tipos puros, podemos sim ter características predominantes de mais de que um tipo de constituição.
Passo a explicar
Endomorfo, indivíduo com predomínio de formas arredondadas, com acumulação de gordura e maior volume das vísceras digestivas, são por norma pessoas com maior capacidade de concentração, mais calmas, com mais motricidade fina embora com uma menor disponibilidade motora.
O Mesomorfo, com predomínio de robustez física, os que têm maior desenvolvimento do sistemas músculo-esquelético e menor quantidade de massa gorda, apresentam uma capacidade de concentração bastante variável, temperamento inconstante e uma grande disponibilidade motora.
O Ectomorfo, pessoas de corpos lineares, aparentemente sem curvas, de fragilidade na estrutura corporal, dado terem menos quantidade de gordura e massa muscular. Apresentam menir capacidade de concentração são, no entanto, mais nervosos e têm uma disponibilidade motora variável.
Para um indivíduo predominantemente Endomorfo, sugiro treino de musculação, intervalando treinos de resistência muscular (15-20 ou mais repetições), com treinos de hipertrofia (10-12 repetições, de preferência em sistema de supersérie), treinos HIITT (intercalam exercícios de resistência muscular e cardiovascular de intensidades média-alta), e treinos cardiovascular de longa duração com menos intensidade e média duração com maior intensidade. Ou seja, um pouco de tudo de forma conjugada, para que possam aumentar a sua massa muscular e assim aumentarem o seu metabolismo basal. Consequentemente maior gasto calórico e maior perda de massa gorda.
O Mesomorfo, deve variar entre os diversos estímulos, sendo mais regular naquele que mais sentido fizer, dependendo do seu objetivo.
O Ectomorfo, deve dar maior enfâse a uma componente de maior intensidade, seja no treino de cardiovascular, que sim, pode e deve fazer, até porque a nossa saúde cardiovascular é necessária em qualquer um dos tipos de morfologia, e para manter maior massa muscular deve incidir mais vezes na semana num treino de força para manter e aumentar a sua massa muscular, para uma maior qualidade de vida agora e no seu futuro.